VOLEIBOL FEMININO

CLUBE de FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta Taça A.V.L. para o Restelo

A equipa de voleibol feminino conquistou ontem pela quarta época consecutiva a Taça A.V.L., tantas quantas as edições realizadas, ao bater a formação primo divisionária do Clube Voleibol de Oeiras em final disputada no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz.

Este troféu, instituído pela Associação de Voleibol de Lisboa de há quatro anos a esta parte, junta numa final directa os melhores classificados a 31 de Dezembro anterior de entre os seus clubes filiados. Mais uma vez, o Clube de Futebol «Os Belenenses» marcou presença no jogo de atribuição do troféu, como filiado melhor classificado depois do C.V.O. que disputa esta época o Campeonato Nacional da Divisão A1.

Mas para além do troféu, sempre prestigiante e o maior motivo do empenhamento de técnicos e jogadoras, foi uma oportunidade para verificar que, de facto, o grupo de trabalho azul tem qualidade mais do que suficiente para marcar presença na divisão superior do voleibol nacional onde, se o estivesse a disputar na presente época, marcaria lugar numa tranquila posição a meio da tabela classificativa.

E quem assistisse ao jogo desconhecendo as posições ocupadas pelas duas formações não teria dúvidas em apontar as azuis como equipa primo divisionária.

Mais uma vez, em pleno Pavilhão da Luz, foi agradável registar um significativo número de adeptos azuis, provando que estão com a equipa e cada vez mais acreditando, acompanhando e apoiando-a!

No que ao jogo diz respeito, foi clara a supremacia azul, que recuperou de um início menos concentrado e acabou por venceu o primeiro set por 25/20, resultado nivelado que mais se ficou a dever ao mau começo das atletas de Afonso Seixas, permitindo ao adversário amealhar um conjunto de pontos de entrada que traduzem um resultado que espelha um equilíbrio que na realidade não aconteceu.

O segundo set foi um autêntico massacre para as jogadoras de Oeiras. De um lado uma equipa a quem tudo saiu bem - o Belenenses que também muito fez por isso, praticando um voleibol espectacular, bem pensado, bem preparado e com inúmeras soluções ofensivas - do outro, uma equipa apática e surpresa com o poder de jogo azul, que cometeu demasiados erros, alguns até a um nível de infantilidade impróprio para uma equipa do seu valor e escalão. Foi um descalabro para as raparigas da Linha que desorientadas por completo e baixando os braços demasiado cedo permitiram um resultado aterrorizador de 25/7!

Depois do inesperado desfecho do set anterior, as atletas azuis, e na realidade qualquer dos presentes de bom senso, esperavam fechar o jogo pela vantagem máxima fosse maior ou menor a dificuldade em consegui-lo. Surpreendeu nesta fase a capacidade de reacção psicológica das jogadoras do Oeiras que, também por estarem profundamente feridas no orgulho, deram o tudo por tudo, jogado como se não houvesse amanhã. E para isso contaram também, há que confessar, com uma displicência generalizada das jogadoras azuis, por muito que o seu técnico fizesse por fazê-las «descer à Terra». Reagiu muito tardiamente a equipa do Belenenses que, apesar de alguma recuperação final, acabou por ceder no terceiro set por 22/25.

Empolgada por tão radical alteração do seu jogo, a equipa do CVO entrou no quarto set convicta, e bem, que o seu valor nada tinha a ver com a humilhação sofrida no segundo set e empenhada em levar para quinto set a partida. E até entraram bem as adversárias do Belenenses que apesar de ter melhorado o seu jogo não conseguia evitar o avanço no marcador das opositoras. Seguia equilibradíssimo o set quando, ao alcançar o empate a 16 pontos, as comandadas de Afonso Seixas entenderam que era altura de impor a «sua» lei do mais forte e triunfar por 25/21, vencendo o jogo por 3-1 e conquistando o troféu pela, como já referida, quarta vez consecutiva.

Mais uma vez, a equipa técnica azul aproveitou para dar tempo de competição a algumas das jogadoras menos utilizadas, oportunidades que bem aproveitaram as atletas com desempenhos positivos, num jogo em que o Belenenses apresentou a seguinte constituição: Susana Cardoso (1), Andreia Anselmo (2), Joana Guedes (3) «Libero», Mariana Águas (4), Nilza Gonçalves (5), Rita Fernandes (8), Bruna Melo (10), Márcia Neves (11), Lara Fernandes (12) «Capitã», Daniela Loureiro (15) e Daniela Correia (17).

No próximo domingo, dia 21 de Fevereiro, no Pavilhão Acácio Rosa pelas 16h00, o Clube de Futebol «Os Belenenses» recebe o Ginásio Clube de Santo Tirso, actual líder da prova, num jogo muito importante para o amealhar de pontos que contarão na segunda fase da prova.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma :)
Parabéns!!!
Agora trabalho e concentração para jogo do campeonato....
Força Meninas!!!
MG#18