VOLEIBOL FEMININO

CLUBE de FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, 7 de março de 2012

C. F. “Os Belenenses”/BLUE / G. C. Santo Tirso - 3/2 (19/25; 25/23; 25/23; 21-25; 15-12)

Vitória sofrida sobre o GCSanto Tirso
 
O CFBelenenses/Blue apresentou-se com as seguintes jogadoras: 1 – Joana Polido; 2 – Andreia Anselmo; 3 – Joana Coimbra; 4 – Rita Fernandes; 6 – Sunilza Gomes; 7 – Solange Rodrigues (líbero); 8 – Brígida Ferreira; 10 – Carolina Gonçalves (líbero); 14 – Aline Rodrigues; 17 – Daniela Loureiro

Apesar das profundas alterações da equipa, o CFBelenenses apresentou-se no pavilhão Acácio Rosa, com o objetivo de vencer e não permitir ao Ginásio Clube de Santo Tirso arrecadar qualquer ponto. Ainda assim, o Belenenses acabou por vencer apenas por 3-2, num jogo pautado pelo baixo ritmo e falta de eficácia do ataque da formação da casa.

No primeiro set, o CFB começou com vantagem clara sobre as visitantes: apesar de algum equilíbrio nos momentos iniciais, chegou ao segundo tempo técnico a vencer por 16-12, fruto de alguns bons serviços que dificultaram e muito a receção adversária. A partir daí, no entanto, a desconcentração e as grandes mudanças face à equipa habitual fizeram-se sentir e a equipa, que controlara o set até aí, deixou que o GCST fugisse no marcador. Aos 20 pontos, a vantagem das nortenhas era já de 3, e as atletas azuis não pareciam capazes de contrariar o ascendente adversário. No final, 19-25 dava o primeiro set às visitantes.

O segundo parcial começou com alguns erros infantis por parte do CFB que, ainda assim, nunca deixou o GCST afastar-se mais do que 3 pontos, chegando mesmo a pôr-se em vantagem aos 11-10. A partir daí, não mais deixou que as adversárias se pusessem na frente e, apesar de alguma insegurança à entrada para a casa dos 20 pontos, acabou por fechar o set com 25-23, numa boa demonstração de atitude e concentração.

O terceiro set iniciou-se muito mal para a equipa da casa, que começou a perder por 1-10: algumas más receções e erros crassos no ataque permitiram que as nortenhas descolassem no marcador, onde se mantiveram em vantagem até aos 21 pontos (13-21). Nessa altura, um enorme esforço de concentração e entreajuda permitiu às belenenses darem uma reviravolta inacreditável no marcador e vencerem o parcial novamente por 25-23.

No quarto set foram bem mais visíveis as profundas alterações da equipa: ao invés de aproveitarem o ímpeto do final do parcial anterior, as atletas do CFB sentiram a pressão para fechar o encontro e apesar de entrarem a ganhar, a falta de eficácia do ataque e do bloco azul – natural, dada a estatura das atletas em campo – permitiram ao Santo Tirso muitos contra-ataques indefensáveis para a defesa baixa do Belenenses. Em última análise, essa falta de eficácia, aliada a alguns erros provocados pela falta de comunicação, permitiram às visitantes levar o jogo à negra, com o parcial final em 21-25.

No momento de todas as decisões, o Belenenses mostrou-se mais forte: conseguindo uma vantagem confortável de 3 pontos, as atletas souberam gerir o jogo e aproveitar as oportunidades – os ataques bem colocados e a jogar com o bloco, numa demonstração de inteligência, e um serviço agressivo permitiram ao CFB conquistar o set por 15-12.

Assim, o Belenenses acaba por conquistar dois pontos nesta segunda jornada da segunda fase do Campeonato Nacional, em que se disputa o 5º lugar.

SSM

Sem comentários: