VOLEIBOL FEMININO

CLUBE de FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, 9 de março de 2010

SEJA SOLIDÁRIO!

Sob o lema «TEMPO NA VIDA ≠ TEMPO DE VIDA», o Clube de Futebol «Os Belenenses» aderiu e está a colaborar com o Registo Português de Dadores de Medula Óssea, promovido entre outras entidades pelo CEDACE, CHSul, APCL e Ministério da Saúde.

Esta iniciativa, terá lugar amanhã (4ª feira), dia 10 de Março, no Posto Médico do Pavilhão, entre as 14h00 e as 20h00, dia em que muitos dos atletas do Clube de Futebol «Os Belenenses» nas diversas modalidades podem cumprir a sua quota parte.

PAVILHÃO ACÁCIO ROSA
Posto Médico
Junto ao Polidesportivo

Dê uma parte do seu tempo porque vai fazer toda a diferença!
A SUA AJUDA PODE SALVAR A VIDA DE ALGUÉM!



O que é a Medula Óssea?
É o órgão formador das células do sangue, constituída por material esponjoso que se encontra no interior dos ossos. É o local onde as nossas células sanguíneas são produzidas. Dentro da medula, existem células que se chamam células mãe, cuja função é a diferenciação e produção de células sanguíneas tais como: Glóbulos vermelhos (transportam o oxigénio dos pulmões para todas as células do corpo); Glóbulos Brancos (combatem as infecções, protegem a integridade do nosso corpo e exercem vigilância imunológica) e Plaquetas (previnem e param as hemorragias).

Sobre o Registo Português de Dadores de Medula Óssea
Sabia que há doenças como as leucemias e alguns tipos de linfomas, entre outras, que poder ser curadas através de um transplante de medula óssea? Sabia que estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem para encontrarem um dador compatível não aparentado é de 1/10.000?

Encontrar um dador compatível é uma tarefa muito difícil, visto sermos geneticamente muito diferentes. Apenas 25% dos doentes tem um dador familiar compatível, portanto qualquer um de nós pode responder às 75% de hipóteses de cura de um doente. Para muitos doentes o transplante de medula óssea é a única esperança de vida.

O Registo Português de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para estes casos e para ser um potencial dador, basta preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de um transplante.

Se tem entre 18 e 45 anos, mais de 50kg de peso e não levou nenhuma transfusão de sangue desde 1980, PODE E DEVE PARTICIPAR no Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE).

E se for identificado como dador compatível?
Após manifestar intenção de ser dador deverá preencher um pequeno questionário clínico que será avaliado por um médico. Caso não haja nenhuma contra-indicação será chamado para fazer alguns testes. Se tudo estiver bem, os seus dados serão guardados numa base informática nacional e internacional. O anonimato e a confidencialidade são rigorosamente mantidos.Se for identificado como possível dador será contactado e serão feitos outros exames laboratoriais de compatibilidade. Se estes indicarem que há uma perfeita semelhança com o doente, prossegue-se para a colheita de medula óssea.

Existem dois processos de colheita de células progenitoras do sangue periférico: o sangue vindo da veia do dador circula através de um aparelho chamado separador celular que recolhe, apenas, as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes ao dador; ou colheita de medula óssea: as células progenitoras do interior dos ossos pélvicos são colhidas directamente, pelo que se requer uma breve anestesia e 24 horas de hospitalização. O dador poderá optar pela forma de colheita e a cada etapa deste processo ser-lhe-á dada informação sobre o que se irá passar.

Contactos e informações adicionais
Centro Histocompatibilidade do Sul
http://www.chsul.pt/ - chsul@chsul.pt
Tel 21 750 41 00


Centro de Histocompatibilidade do Centro
http://www.histocentro.min-saude.pt/
geral@histocentro.min-saude.pt
Tel 239 480 700


Centro de Histocompatibilidade do Norte
http://www.chnorte.min-saude.pt/
geral@chnorte.min-saude.pt
Tel 22 557 34 70


Associação Portuguesa Contra a Leucemia
http://www.apcl.pt/ - apc.leucemia@mail.telepac.pt
Telefs. 213422204/05

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu já faço parte do registo e não custa nada! É como tirar sangue para análises. Haverá algo melhor que poder salvar uma vida?!
Lara #12