VOLEIBOL FEMININO

CLUBE de FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Esta Taça já é nossa!

C. F. “Os Belenenses” / C. V. Oeiras 3/1 (20/25; 25/18; 25/13; 25/18)

No 1º set as atletas do Belenenses não entraram bem no jogo, porque as nossas adversárias não o permitiram. Alguma falta de concentração e de combinações de jogo pelas nossas atletas, juntando alguns erros de arbitragem, permitiram que as atletas do Oeiras conseguissem uma vantagem de seis pontos. Nem as substituições feitas pelo nosso treinador surtiram algum resultado, daí a derrota no set por 25/20 em 22 minutos.

O 2º set foi muito diferente do anterior. As nossas jogadoras entraram para mostrar ao muito público presente (muitos sócios azuis), a razão porque estamos em 2º lugar no nosso campeonato. Aos seis pontos estávamos empatados, mas a partir desse momento, passámos para a frente do marcador e até ao final do set não demos mais nenhuma hipótese de reacção às nossas adversárias e assim o resultado de 25/18 em 23 minutos, foi justo. O 3º set foi o mais bem jogado pelas nossas atletas, com jogadas que muito agradaram ao público presente. As nossas adversárias não tiveram nenhuma oportunidade de contrariar o nosso jogo e rapidamente chegámos ao resultado final de 25/13 em 20 minutos.

O Belenenses entrou no 4º set para fechar o jogo rapidamente e com um parcial de 7/0, devido ao bom serviço da nossa distribuidora Rita Fernandes, ainda mais difícil foi para as jogadoras do Oeiras reagir. O marcador facilmente chegou aos 16/9 e a partir desse momento não deixámos que as adversárias tivessem uma reacção para ganharem uns pontos e assim atenuar o resultado final em 25/18 em 26 minutos. A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Sandrine Sobrinho, Márcia Neves, Lara Fernandes (cap.), Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Andreia Martins, Solange Rodrigues, Ana Carvalho e Mariana Águas.


Com esta vitória, inscrevemos pela segunda vez o nome do Belenenses nesta competição, como vencedor. Esta competição vai no seu 2º ano de organização da Associação de Voleibol de Lisboa, e põe em confronto as duas melhores classificadas em 31 de Dezembro do ano anterior.
O nosso próximo jogo é no sábado dia 9 de Fevereiro no Pavilhão Acácio Rosa, às 18.00 horas para os ¼ final da Taça de Portugal contra o G. D. C. Gueifães. Mais uma vez pedimos o apoio dos sócios e agradecemos a presença neste último jogo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Adversário sem soluções para a nossa equipa

C. F. “Os Belenenses” / Ginásio Clube Stº. Tirso 3/0 (25/15; 25/18; 26/24)

Um 1º set jogado muito devagar até aos seis pontos por ambas as equipas, com a igualdade sempre presente. Nessa altura as nossas atletas resolveram começar a jogar com mais velocidade e logo o resultado começou a aumentar para a vantagem de nove pontos para os 20/11. Nessa altura houve uma reacção das adversárias conseguindo ganhar três pontos, mas não o suficiente para uma recuperação. As nossas atletas gerindo bem e aproveitando os erros das adversárias terminaram o set por 25/15, em 18 minutos.

No 2º set, as atletas de azul, continuaram a jogar como acabaram o set anterior, sem muita vivacidade e com uma velocidade reduzida, o que foi aproveitado pelas jogadoras tirsenses, que estiveram à frente do resultado até aos 9 pontos. Nessa altura, as jogadoras do Belenenses resolveram colocar um pouco de velocidade no jogo, empatando o jogo aos 11 pontos. Sem reacção das adversárias ganhámos uma vantagem de cinco pontos, depois foi só gerir o resultado, pois o nosso adversário não deu mostras de querer contrariar a nossa vitória e assim foi com naturalidade que fechamos o set por 25/18 em 23 minutos.
Igual aos anteriores, o 3º set foi jogado muito devagar, com o nosso treinador Afonso Seixas a rodar toda a equipa. Foi jogado ponto a ponto até aos 6 pontos, ganhando o Belenenses uma vantagem de 4 pontos, mas uma ténue reacção das nossas adversárias e as três substituições feitas de uma só vez pelo nosso técnico, juntando uma desconcentração e alguns erros na recepção, deram uma vantagem de três pontos ao Stº. Tirso, que manteve até aos 24/21. Não conseguindo fechar o set, deram hipótese de a nossa jogadora Susana Cardoso ir para o serviço, que com a sua experiência não deu hipótese às nossas adversárias de reagirem, fazendo quatro pontos seguidos, que nos deram a vitória no set por 26/24 em 25 minutos e a consequente vitória por 3/0 no jogo.

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues , Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Lara Fernandes (cap.) e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Ana Carvalho Sofia Nascimento e Mariana Águas.

Esta vitória, depois de uma derrota na jornada anterior, deu para mostrar que as nossas atletas não ficaram afectadas. Este jogo foi o ideal para a recuperação moral das atletas, pois foi jogado contra uma equipa que se deslocou ao nosso pavilhão ciente que o valor da nossa equipa era superior, por esse motivo nunca tentou contrariar o nosso jogo. Este jogo foi bastante descansado para a semana que as nossas atletas vão ter e que vai começar na próxima terça-feira dia 5, no pavilhão EDP, no Estádio da Luz, contra C. V. Oeiras, para a Taça AVL, e no sábado dia 9, no Pavilhão Acácio Rosa, ¼ final da Taça de Portugal, contra o Gueifães e no domingo dia 10 em Coimbra contra a A. A. Coimbra para o Campeonato Nacional. Mais uma vez contamos com todo o apoio dos nossos sócios.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Foi uma viagem animada...

O resultado e exibição do jogo de Domingo contra o Guimarães em nada espelha a animação que foi a nossa deslocação ao Porto! A tensão estava no ar, porque afinal íamos jogar contra a primeira classificada e podíamos passar para líderes do campeonato, mas foi sacudida com muita música, coreografias nada ensaiadas, umas pequenas partidas (vai um cafezinho!) e muita camaradagem… e isso é que faz de nós uma equipa diferente e muito especial!
Há videos que mostram toda esta animação, mas deixo-vos com uma fotografia tirada antes de irmos para o jogo!

Claro que saímos do jogo tristes e desanimadas, mas valeram-nos os croissants oferecidos pelo Guimarães e os bolos da mãe da Ana Fernandes e da Sandrine Sobrinho… umas queridas! Obrigada! O regresso foi mais calmo, umas dormiram, outras falaram do jogo e ainda houve quem tivesse lutado arduamente para ouvir o relato de futebol… o rádio de uma das carrinhas deixou de funcionar, mas é claro que assim que acabou o jogo, o rádio voltou a funcionar em pleno… a sério, isto é verídico e há 8 testemunhas!

Eu gostei, da viagem claro! Que da próxima vez o regresso seja tão animado quanto a ida!!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Jornada dupla termina com sabor amargo

Guimarães S. C. / C. F. "Os Belenenses" 3/1 (25/20; 24/26; 25/13; 25/21)

No 1º set, ambas as equipas sabiam que era preciso entrar bem no jogo, por isso o equilíbrio foi constante, com as jogadoras do Guimarães a conseguirem dois pontos de vantagem e a controlarem o set muito apoiadas pelo muito público presente. Apesar da boa réplica das nossas jogadoras, as atletas do Guimarães não se deixaram surpreender e o set terminou com a vitória das adversárias por 25/20 em 25 minutos.
O 2º set começou com as nossas adversárias a darem continuidade ao bom jogo do set anterior e as nossas atletas a tentarem rectificar o resultado. Foi um set muito equilibrado, a ser disputado ponto a ponto, até aos 20 pontos. Uma boa reacção das jogadoras do Belenenses e uma vantagem de 3 pontos, fazia crer que o set estava ganho, mas novamente o bom jogo adversário a vir ao de cima e o empate aos 24 pontos. Nesse momento dois erros da equipa adversária fizeram com que a vitória fosse azul por 26/24 em 28 minutos.
Todos esperavam que o 3º set fosse novamente equilibrado, mas as nossas jogadoras não estiveram no terreno de jogo. Foi um acumular de erros desde o primeiro ponto adversário até ao terminar do set e por isso a consequente derrota por 25/13 em 20 minutos, números pouco habituais para as nossas cores.
No 4º set as nossas jogadoras entraram novamente no jogo e tudo fizeram para contrariar o bom jogo do Guimarães e levar o jogo a 5º set. Mas as atletas do Guimarães não se deixaram surpreender e já se notava algum cansaço nas nossas atletas, pois o jogo do dia anterior e a viagem até Guimarães deixou alguma fadiga. Assim, foi com naturalidade que as nossas adversárias ganharam o set por 25/21 e o respectivo jogo.
A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues , Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Ana Carvalho, Lara Fernandes (cap.) e Mariana Águas.
Este resultado serve de alerta para as nossas jogadoras, pois defrontámos uma equipa que, tal como a nossa, tem grandes probabilidades de disputar o título nacional. É preciso tirar uma ilação deste resultado e do jogo efectuado para que o resultado seja diferente da próxima vez que se defrontarem. Mesmo perdendo este jogo contínuamos em 2º lugar da classificação a três jornadas do final do campeonato e com o apuramento garantido para a 2ª fase.

Vitória por 3-1 ao 4º classificado

C. F. "Os Belenenses" / Boavista F. C. 3/1 (22/25; 25/16; 25/21; 25/22)

No 1º set, as jogadoras azuis sabiam que era importante entrar bem no jogo e assim aconteceu. Com um jogo bem variado, foi com facilidade que conseguimos uma vantagem de cinco pontos até aos 11/6, a obrigar o técnico axadrezado a pedir os seus dois tempos muito cedo. No entanto, uma boa reacção da equipa adversária, depois de terem corrigido a sua recepção e uma boa diversificação do seu jogo, surpreendeu as nossas jogadoras que tentavam reagir ao bom voleibol que o Boavista praticava. A equipa do Norte conseguiu igualar o marcador aos 21 pontos e passar para a frente, terminando o set com uma vitória com o resultado de 25/22 em 24 minutos.
No 2º set, as atletas de azul sabiam que tinham que fazer algo para ganhar o set e não deixar que o Boavista continuasse a jogar como tinha acabado o set. Com um voleivol rápido e muita concentração na recepção, mesmo com as nossas adversárias a jogar bem, conseguimos uma vantagem de quatro pontos. Esta vantagem foi aumentando com o decorrer do set, levando à vitória do set por 25/16, sem margem de dúvidas em 19 minutos.


O 3º set foi um dos sets mais bem jogado por qualquer das equipas, que esta época já se defrontaram duas vezes, uma para o campeonato outra para a taça de portugal. As duas equipas entraram para ganhar, as do belenenses a darem continuidade ao bom jogo do set anterior e as boavisteiras a emendarem os erros do set anterior. Foi um set bastante emotivo, com vantagem apenas de um ponto ora para o Belenenses ora para o Boavista,até aos 18/21 favorável à equipa visitante. Altura em que a nossa jogadora Rita Fernandes vai para o serviço e com seis bons serviços e alguns erros bem aproveitados pelas nossas jogadoras, terminámos o set com uma vitória por 25/21, em 26 minutos.
No 4º set as nossas jogadoras entraram para ganhar o set e fechar o jogo rapidamente, mas as boavisteiras também não queriam perder e tudo fizeram para levar o jogo para o 5º set. Controlámos bem o jogo e não deixámos que as adversárias passassem para a frente do marcador, terminando com um triunfo no set por 25/22 em 27 minutos e a vitória no jogo.
A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues , Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Ana Carvalho, Lara Fernandes (cap.) e Mariana Águas.

As duas equipas proporcionaram um bom jogo ao público presente, apesar das reacções da bancada nem sempre serem de apoio. É normal que a reacção dos adeptos em algumas ocasiões seja de desagrado, mas é exactamente nestes momentos que a equipa mais precisa de apoio e não de uma crítica, muitas vezes sem nexo.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ranking a 5 jornadas do final

Após a importante vitória por 3-0 ao SC Arcozelo - 3º classificado, o CF Belenenses manteve o 2º lugar e a distância de 1 ponto para o líder, o Vitória de Guimarães.

Agora a 5 jornadas do final da 1ª fase, o Belenenses tem pela frente um fim-de-semana de jornada dupla que nos pode colocar no 1º lugar da classificação. Recebemos o Boavista no sábado e vamos a Guimarães no Domingo, 4º e 1º classificados respectivamente.

Contamos com o apoio de todos no Sábado - Pav. Acácio Rosa - 15h00!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Vitória por 3/0 assegura passagem à 2ª fase

C. F. "Os Belenenses" / S. C. Arcozelo 3/0 (25/16; 25/15; 25/22)

As nossas atletas entraram no jogo para surpreender a equipa de Arcozelo e o resultado chegou facilmente aos 6/0, com a equipa adversária a ter que pedir dois descontos de tempo quase seguidos. Neste set a superioridade da nossa equipa foi evidente e nem parecia que estávamos a jogar contra o 3º classificado. Por esse motivo o resultado foi aumentando, sem as nossas adversárias conseguirem contrariar o bom voleibol que estávamos a praticar, para o muito agrado do muito público presente, o que resultou na nossa vitória por 25/16 em 17 minutos.
No 2º set, as jogadoras de azul continuaram muito concentradas e com um jogo muito rápido. As nossas adversárias não conseguiram encontrar solução para dar a volta a resultado e chegámos à vitória em 22 minutos por 25/15.


No 3º set, o treinador fez uma alteração na equipa com a saída da nossa capitã Lara Fernandes e a entrada da Andreia Martins, mas o nosso bom jogo continuou. No entanto uma modificação na formação da equipa do Arcozelo equilibrou um pouco o set, onde as nossas adversárias estiveram a vencer por 8/6. Mas um tempo pedido pelo treinador Afonso Seixas e quatro bons serviços da nossa atleta Sofia Nascimento foi o suficiente para passarmos para a frente do marcador aos 10/8. A partir desse momento controlámos sempre o marcador com um ou dois pontos de vantagem chegando à vitória por 25/22 em 25 minutos. A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues, Sandrine Sobrinho, Lara Fernandes (cap.), Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Elisabete Lourenço, Andreia Martins e Mariana Águas.

Esta foi mais uma boa vitória e contra a equipa que nos tinha derrotado na 1ª volta do campeonato por 3/1. Rectificámos o resultado e demonstrámos uma superioridade que nos dá mais segurança para a 2ª fase do campeonato.

A nossas jogadoras tiveram mais uma vez o apoio do muito público presente no pavilhão e do presidente do clube o Engº Cabral Ferreira e o vice da modalidade Vítor Ferreira, que muito apoiaram as nossas jogadoras. Na próxima semana temos uma jornada dupla que pode colocar o nosso clube em 1º lugar da classificação desde que consiga vencer os dois adversários. Contamos com o apoio dos sócios para podermos no sábado levar de vencido o Boavista e levar a força necessária para o jogo de domingo em Guimarães.