VOLEIBOL FEMININO

CLUBE de FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Infantis perdem na negra


As infantis do CFBelenenses perderam, no sábado, o seu jogo em casa perante o Vitória SC, por 3-2, num jogo muito disputado que teve grandes momentos de voleibol. Foi, mais uma vez, a confirmação que a nossa equipa tem tudo para se bater com as congéneres «do Norte» e que os grandes resultados são possíveis.

O primeiro set foi sempre dominado pelas atletas da casa, que desde cedo conseguiram uma vantagem importante, sobretudo através de um serviço muito difícil. A vencer por seis pontos, com o marcador em 16-10, bastou às nossas meninas segurar essa margem, o que fizeram. O nervosismo habitual para fechar o set permitiu que as vimaranenses recuperassem alguns pontos, mas um grande ataque da Margarida Areia acabou por fechar o parcial com 25-21.

O segundo set foi muito mais equilibrado, com a vantagem a balançar entre uma e outra equipas. Foi um parcial com mais erro, por se tentar mais desesperadamente pontuar, de parte a parte, sobretudo no serviço. No final, foi exatamente o serviço que fez a diferença, com um ás da Locas a fechar o set por 26-24.

Com uma vantagem de 2 sets a 0, as nossas meninas deviam ter entrado no terceiro muito confiantes e concentradas, dispostas a fechar rapidamente o jogo e deixar a vitória em casa, mas isso não aconteceu. Pelo contrário, assistimos a uma equipa belenenses muito nervosa e desconcentrada, situação que foi bem aproveitada pela formação do Vitória: aos 17 pontos, a vantagem era já de sete, e nem alguns bons ataques – que os houve – permitiram a recuperação do Belenenses. De cabeça perdida nos momentos finais, acabaram por entregar o set ao VSC com um parcial de 17-25.

O equilíbrio voltou a reinar no quarto set, que o CFB teve a oportunidade de vencer. Alguns momentos, a meio do parcial, foram marcados por um certo nervosismo, o que permitiu ao VSC alcançar uma vantagem de 3 pontos, mas o serviço das atletas da casa fez mais uma vez a diferença e repôs a igualdade. No final, e depois de estarmos a vencer por 24-23, com ponto de jogo, a sorte favoreceu o Vitória que, com um serviço que dançou na tela e acabou por cair, conseguiu fechar o set por 24-26.

Na negra, as atletas do VSC foram donas e senhoras do jogo, e a partir da igualdade a 2 pontos, controlaram totalmente o parcial. Muitos erros de receção e mesmo no terceiro toque acabaram por facilitar a tarefa das vimaranenses, que se limitaram a forçar ligeiramente o serviço e a partir daí, com menos pressão, mostraram alguns dos seus melhores trunfos. No final, 5-15 e vitória para a formação de Guimarães.

O próximo jogo é no dia 25, vamos receber o Esmoriz GC. Contamos com a presença de todos.

SSM

Infantis B estreiam-se a perder

A nova equipa de infantis do CFBelenenses estreou-se finalmente no Torneio de Encerramento da Associação de Voleibol de Lisboa, em casa do ERDAmélia, no passado dia 14. Apesar da derrota por 3-0, ficou provado que as nossas atletas têm uma enorme margem de progressão e que estão, sobretudo, muito motivadas.

O jogo teve pouca história, com o Externato a vencer facilmente por 25-3, 25-9 e 25-9, com o seu estilo de jogo habitual: nenhuma construção de jogada e um constante colocar de bolas ao segundo toque. Por ser uma situação inesperada – e que, obviamente, porque jogamos voleibol!, não é treinada – as nossas meninas demoraram algum tempo a adaptar-se, mas acabaram por perceber o estilo de não-jogo presente e pôr em prática aquilo que temos andado a treinar.

No final, e apesar de alguns erros naturais, muito por causa do nervosismo com que entraram em campo, mostrámos a que foi ver voleibol que com mais ritmo de jogo podíamos ter conquistado a vitória!

No próximo domingo há mais, já que vamos receber o CVO.

SSM

terça-feira, 10 de abril de 2012

C. F. “Os Belenenses”/BLUE / S. C. Braga - 3/2 (19/25; 25/14; 18/25; 25/22; 15/13)

Seniores batem SCBraga na negra

O CFBeleneneses/Blue alinhou com as seguintes jogadoras: 1 – Joana Polido; 2 – Andreia Anselmo; 3 – Joana Coimbra; 4 – Rita Fernandes; 6 – Sunilza Gomes; 8 – Brígida Ferreira; 10 – Carolina Gonçalves (libero); 11 – Rita Araújo; 13 – Márcia Neves; 14 – Aline Rodrigues; 17 – Daniela Loureiro

As seniores do CFBelenenses/Blue receberam, no domingo, o SCBraga, em jogo a contar para a Fase Final do Campeonato Nacional – Série dos Últimos, e conquistaram mais 2 pontos, fruto de uma vitória conquistada na negra.

O primeiro set começou favorável às visitantes, que começaram em vantagem desde o início do encontro. A receção pouco conseguida da formação do Restelo foi a principal razão, e nem alguns bons serviços conseguiram virar o resultado, apesar da aproximação no marcador perto dos 13 pontos. Nessa altura, alguns momentos de desconcentração permitiram às bracarenses alcançar uma vantagem confortável que não deixaram fugir até ao final do set, que fecharam com 19-25.

O segundo set foi totalmente dominado pelo Belenenses, que fez uso das suas principais armas: o ataque rápido pelo centro da rede e um bloco muito eficaz. A atitude pouco confiante do primeiro set não transpareceu e o Braga não teve qualquer hipótese perante tal galvanização das atletas azuis. No final, um expressivo 25-14 pôs as coisas em aberto para ambos os lados.

O terceiro set foi marcado por jogadas com uma enorme sustentação de bola, o que terá sem dúvida tido os seus efeitos na performance das atletas. Apesar da concentração, o side-out do Belenenses não funcionava e no contra-ataque o Braga era mais eficaz, o que lhe permitiu entrar na casa dos 20 pontos com uma confortável vantagem de 5. Algumas receções mais tremidas dilataram ainda mais essa vantagem, e as visitantes conquistaram o set por 18-25.

O quarto parcial foi disputado até aos limites e uma incógnita até ao final: o SCBraga começou, mais uma vez, melhor, sobretudo por dificultar – e muito – a receção azul. Ainda assim, as atletas da casa não desistiram e reagiram bem à desvantagem inicial, com o bloco a funcionar novamente muito bem e a contrariar o ataque bracarense. No segundo tempo técnico, o CFB vencia por 16-12, fruto da grande eficácia no side-out. Apesar disso, a oscilação de concentração permitiu ao Braga aproximar-se e pôr o marcador em 19-18, mas não mais do que isso: as jogadoras belenenses geriram bem a situação e venceram o set por 25-22, levando a decisão do jogo para a negra.

Ao contrário do que é habitual, o CFB entrou bem no quinto set e conseguiu uma vantagem importante, pondo-se numa situação de vantagem que já não abandonaria até ao final. Apesar de alguns pontos mais tremidos, em que a receção – o que mais? - não foi a melhor, conseguiram manter-se na frente e fechar a partida, com um equilibrado 15-13.

Depois da paragem na Páscoa, o próximo jogo volta a ser em casa: o CFBeleneneses recebe o CATrofa no dia 15 de Abril às 17h, no pavilhão Acácio Rosa.

SSM

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Infantis derrotadas no primeiro jogo em casa

As infantis do CFBelenenses/Blue receberam, no domingo, a AASMamede, no primeiro jogo em casa do campeonato nacional, e saíram derrotadas por 3-1.

O início da partida foi muito equilibrado, com alguns bons pontos de parte a parte, e com a qualidade do serviço a ser determinante para a conquista dos pontos. A igualdade manteve-se até aos 16 pontos, altura em que a AASMamede conseguiu uma vantagem importantíssima e pôs o resultado em 17-23. Sem qualquer margem de manobra para errar, mas nossas atletas fizeram aquilo a que já nos habituaram e lutaram até ao fim, conseguindo virar o marcador e ganhar o primeiro set por 25-23.

O segundo set não teve qualquer história: as jogadoras azuis entraram sem vontade, sem determinação e sobretudo sem cabeça, o que facilitou muito a tarefa das adversários. Os serviços sem resposta sucediam-se e a construção de jogo por parte do Belenenses quase não existiu, o que resultou num parcial final expressivo de 6-25.

No terceiro set voltou o equilíbrio que tinha pautado o primeiro: até aos 16 pontos, a Académica de São Mamede foi conseguindo ter pontualmente alguma vantagem, mas nada de expressivo – mais uma vez, a diferença estava no serviço e na receção, que não se mostraram tão seguros como no primeiro parcial. No final do set, e apesar de uma série de ataques muito eficazes por parte do CFB, um erro de serviço ditou o resultado, 22-25.

O derradeiro set começou mal para a formação do Restelo, que demonstrou alguma desconcentração e permitiu às visitantes conquistar uma vantagem de 6 pontos bem no início do parcial, que já não conseguiram voltar a virar: 17-25 seria o resultado final, num set em que a nota predominante foi a receção menos boa.

É de salientar, no entanto, que as nossas atletas mostraram um espírito incansável de entreajuda e amizado, e que se a concentração se mantiver ao longo de todos os jogos temos espaço para crescer muito mais. No próximo dia 14 as infantis recebem o Vitória SC, no terceiro jogo desta fase.

SSM